quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Projeto da HOOTON TRYKES

Projeto muito bom para a tração direta. Utiliza motores hidráulicos diretamente nas rodas, sem a redução.





O projeto é do empresahootontrykes@gmail.com
Motor hidráulico:

Acelerador hidráulico: Válvula hidráulica pra pedal de freno

Ré:
No projeto é utilizado motor CC no sistema hidráulico. É só trocar por um CA.
Muito bom!
Com relação ao motor CC, existe uma única vantagem sobre o motor CA. É o controlador.
No controlador CC basta um transistor, um diodo e um PWM. No CA serão seis transitores, seis diodos, um PWM, um circuito de segurança pra não acionar dois transistores do mesmo “braço" e sensor de rotação para se ter torque. (pra se elevar o torque, não potência)
De resto só desvantagens. Mais caro, mais manutenção, necessita importação(pesado), sem peças de reposição aqui no Brasil e gasta muito mais energia pelo mesmo torque gerado e não atinge uma rotação alta como o CA.
E no seu projeto ainda tem um detalhe: Você vai acionar um sistema hidráulico. No meu entendimento sobre sistemas hidráulicos precisamos pressurizar a linha entre um máximo e um mínimo. O conjunto bomba hidráulica/motor fica o tempo todo ligado sem a necessidade de ajuste de rotação. Nesta situação onde não se necessita o controle da aceleração, basta ligar o motor e deixar ele chegar na rotação nominal. Não precisa de nenhum controle pra isso. Então o motor CA se adapta muito bem nesta situação.
E outro detalhe no seu projeto você especifica um motor de 60HP. E isso é potência e não torque. É simples elevar a potência de um pequeno motor CA (pra acionar uma bomba hidráulica então? Muito fácil). Num CC é impossível fazer isso.
Mas é claro que se estamos falando de um veículo e a energia elétrica virá de baterias, então não se tem trifásico e sim CC. Então por conta dos produtos que se encontra no mercado se opta por um CC.
O que temos hoje no mercado brasileiro para acionamento de um motor CA são inversores industriais que funcionam no mínimo em 220vca ou 250vcc. Portanto o sistema de baterias teria que ter a mínima tensão de 250vcc.
Isso é desvantagem? Acredito que não. Pois com mais tensão, menos corrente e a potência do seu banco de baterias ficaria a mesma.
Mas como devemos fazer o que sabemos e copiar o que não conhecemos. Vou manter a minha linha de raciocínio no CA e começar a ler um pouco mais sobre os motores hidráulicos.
Já andei rabiscando uns cálculos sobre tração direta. Motores CA diretamente acoplados às rodas dianteiras através das homocinéticas. http://acionamentodireto.blogspot.com.br
A dificuldade encontrada foi o tamanho/torque do motor elétrico necessário para partir o veículo do zero rpm. Não tem motor elétrico pequeno e forte o suficiente no mercado. É necessário o uso de redutoras.
Mas este motor hidráulico é suficientemente pequeno e forte pra dar continuidade ao meu projeto de tração direta. E por ter acionamento hidráulico, existe a facilidade no posicionamento dos motores por causa das mangueiras hidráulicas.
Muito bom o controle hidráulico da ré e da aceleração.